quinta-feira, 1 de março de 2012

O tal do alinhamento

Oi dancers, hoje vim discutir um assunto que pra muita gente dá até medo! Alinhamento. Eita coisinha complicada! Todo mundo que não dança tem por fora uma visão bem rígida do Ballet, e entende que tem que ser tudo muito certinho, perfeito. Mas nem imaginam que por trás de um movimento limpo, existem muitas coisas a considerar e pensar, exigindo muita coordenação e concentração.
Alinhamento e postura são muito importantes para o equilíbrio em certos passos, como os giros, para evitar lesões, e para a própria estética do movimento.
Na maioria das vezes, nosso primeiro contato com isso é nos pliés. Quem nunca teve que "entrar dentro da barra" e fazer pliés sem tirar as costas da parede? Pois bem, isso tem um propósito. Para que possamos fazer tudo direitinho (costas retas, essas coisas!), nós temos que ter consciência das nossas linhas corporais. Difícil? É sim, muito, mas nós precisamos praticar, e uma boa forma de começar, é fazer os exercícios observando seu corpo no espelho. 
Outra parte chatinha que algumas vezes a gente esquece de fazer, é apertar o bumbum, esticar bem os joelhos e esticar o pescoço, pra nos alongarmos (o exercício fica bem mais bonito! hahaha). 
Como diz meu professor, o mal da bailarina brasileira é o bumbum (na maioria é maior do que deveria ser comparado ao físico ideal do Ballet, e eu estou incluída rs), mas a gente tem  que se virar como pode, não é mesmo!? 
Muitas vezes a gente só percebe que estava fazendo uma coisa meia-boca quando o professor chama a atenção. Claro que ninguém anda na rua com o bumbum apertado e alongando o pescoço, não é algo natural (pelo menos eu acho né, tem de tudo no mundo aushuashuashs), mas eu particularmente tenho que me policiar, se não quando vejo já tô toda mole! 
Alguns exercícios, como o grand battément, exigem uma atenção especial. Não adianta a sua perna de base ceder e o seu quadril rebolar pra você conseguir uma perna um pouco mais alta. Aprendi que se você faz na altura em que a sua flexibilidade permite, mesmo que não seja muito, mas faz toda durinha e alinhada, seu movimento sai incomparavelmente mais limpo e bonito do que se você se contorcesse toda só pra atingir uma altura que não é sua! Trabalhe, mas do jeito certo! 
Beijos gente! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário